ATENDIMENTO


Elaboração e formatação de projetos

Etapa fundamental, a elaboração e formatação de projetos define os objetivos de acordo com uma projeção orçamentária e um cronograma de execução. São estabelecidas as justificativas, as estratégias de ação bem como um plano de distribuição e divulgação do objeto do projeto. Essas informações devem ser apresentadas ao orgão e/ou empresa responsável pela liberação de recursos. Existem diversas modalidades de leis de incentivo à cultura e também de fundos e editais públicos e de grandes corporações destinados ao patrocínio de projetos artísticos e culturais.


Captação de recursos

Etapa intermediária entre a elaboração e formatação do projeto e a realização do mesmo. Trata-se de um dos momentos mais difíceis do processo uma vez que envolve relações tanto com o setor público (gerenciador das leis de incentivo) quanto com o privado (corporações que estão habilitadas a patrocinar o projeto). Requer conhecimento da legislação municipal, estadual e/ou federal referente às leis de incentivo que o projeto se encontra inscrito, a elaboração de projetos comerciais e o planejamento das contrapartidas ao patrocinador.


Produção

Com o projeto aprovado e com os recursos disponíveis, a produção deve gerenciar a realização de todas as etapas previstas na estratégias de ação do projeto. Este trabalho deve ocorrer conforme a previsão orçamentária e o cronograma de execução, estabelecendo padrões de qualidade e de democratização ao acesso aos produtos e serviços oferecidos. A produção é responsável também pela gestão dos recursos humanos e da comunicação das informações relativas ao projeto tanto na esfera pública (imprensa) como interna (contato com o patrocinador, os parceiros, entre outros). Em síntese, realiza a preparação, execução e prestação de contas dos objetivos e dos recursos do projeto.